07 dezembro 2009

A literatura infantil é uma porta para o mundo da imaginação

Há muitas portas para o mundo dos sonhos, e o livro infantil é uma delas.
Acho que um dos maiores presentes que um adulto pode dar a uma criança é ensiná-la a gostar de ler.
Ensinar a gostar de ler, sim senhor, pois a leitura é um hábito e pode ser, além de tudo, um hábito muito divertido.
Eu percebo que certas crianças não dão muita atenção aos livros porque ninguém as estimula.
Mas basta um empurrãozinho dos adultos e pronto: a criançada passa a achar que livro  é a coisa mais legal do mundo. E esse mundo passa a ter o tamanho dos sonhos.
Ao escrever Tem planta que virou bicho! eu me diverti muito, pois eu realmente via as cenas das transformações do faz de conta,  imaginava as vozes dos vegetais e as estrepolias de cada bichinho.
Cada transfomação era uma verdadeira aventura imaginária, que depois eu resumia em cada página.
Mas eu também quis que o livro trouxesse algum aprendizado para a criançada, e sem chatices.
Afinal, o jeito mais legal de aprender as coisas é quando a gente aprende brincando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário