06 dezembro 2009

Literatura infantil - Tem planta que virou bicho! fala dos animais e alimentos com a linguagem da imaginação

Quando escrevi  Tem planta que virou bicho!  a ideia principal sempre foi  dar vida e movimento às imagens dos bichinhos esculpidos em vegetais e ao mesmo tempo passar mensagens  positivas às crianças, falando da natureza, dos alimentos e  dos animais de um jeito gostoso e divertido, sem chatices.
Livro infantil não pode ser chato, ao contrário.
Quis que todas as personagens tivessem vida e  personalidade próprias, mas fizessem todas elas parte da mesma historia.
Por isso, inventei este dia maluco onde  a Dona Natureza brinca de dar cambalhota e deixa tudo de pernas pro ar, dando liberdade total para as frutas, verduras  e legumes brincarem de virar bicho.
E é incrível como, ao ler o texto e  ver a  imagem,  a gente realmente imagina  o jeito de ser domelão, quando ele vira um canarinho gorducho, e fica mesmo imaginando se o patinho teve aulas de natação.
As crianças que já viram o livro se divertem e ainda imaginam uma continuação para cada personagem.
E o mais legal é que depois de tudo, os pequeninos geralmente se animam a  provar os alimentos, que passam a ser encarados de um jeito muito mais simpático!
Nos rodapés deste livro, há boas dicas sobre as frutas, legumes e verduras, com sugestões de consumo que tem grandes chances de agradar a garotada.
Já os adultos se demoram no livro, envolvidos pelo texto e pela imagens inusitadas criadas pelo Cacio, que desafiam o óbvio. Realmente, não é qualquer um que consegue  transformar uma maçã numa corujinha  ou um pimentão num beija-flor.
Estou contente: fiz um livro para crianças que diverte, ensina e ainda por cima agrada os adultos também!
E já há novas personagens a caminho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário