02 outubro 2010

Livro infantil - Dicas de leitura - Escolhendo e lendo livros para os pequeninos

Escolhendo e  lendo livros para os pequeninos

Ler é um hábito que deve ser incentivado desde cedo. A criança que lê desenvolve melhor a criatividade, a capacidade de raciocínio e de interpretação.
Há boas dicas de livros infantis para entreter a garotada!
Criança pequena adora livro com imagens.
Para os leitores menorzinhos, aposte em livros ilustrados, coloridos!
Selecione o livro infantil pelo seu conteúdo, tema e apresentação.
Aproveite para escolher temas que despertem o interesse da criança, adequados à sua idade, e que contenham algum tipo de aprendizado útil.
A hora da leitura deve ser um momento divertido, onde pais e filhos podem interagir e criar uma maior aproximação.
Leitura é uma atividade bacana a qualquer hora, mas combine um horário tranquilo, quando você poderá sentar-se pertinho da criança e ler com calma trechos de algum livro escolhido com  muito carinho.
Leia em voz alta, com calma, e  repita as partes que a criança porventura não entender.
Deixe  a criança particpar da leitura, apontar as imagens,  fazer perguntas, comentários:  isso a  ajuda a compreender melhor  o texto e a fixar  a mensagem.
O momento da leitura deve ser sobretudo divertido!
 Por isso, vale  imitar as vozes dos peronagens, imitar o som dos animais, o barulho da chuva, enfim, aproveite para  mergulhar com a crança no mundo da imginação.
Uma boa ideia, quanso se tem tempo, é pedir para a criança reescrever a história (ou uma parte dela) em forma de desenho.
Assim, o pequenino  sempre associará o momento da leitura a algo prazeroso, criativo e com jeito de brincadeira...e você poderá entender melhor  qual é percepção da criança em elação ao livro que está sendo lido!
Na hora de escolher os livros, eu procuro sempre priorizar os autores nacionais.
A obra do Ziraldo é sempre uma boa pedida!
O livro Fábrica de Brinquedos  é outra ótima dica, pois ensina sobre datas comemorativas  do Brasil e  mostra como fazer brinquedinhos com caixas usadas, garrafas pets, tubos, papel picado, tampas, etc.
A coleção o Sítio do Pica-Pau Amarelo é um clássico da literatura infantil. Eu li a coleção inteira  quando tinha sete anos e até hoje releio uns trechos, pois acho que é uma leitura atemporal, bacana para todas as épocas e para todas as idades (e  os livros são muito  mais legais que a série da TV).
E claro, o livro Tem planta que virou bicho! também é uma excelente opção para  a garotada, pois fala dos alimentos e animais de um jeito muito criativo.
Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário