06 dezembro 2010

Ceia de Natal para crianças: pratos saudáveis e coloridos

O livro Tem planta que virou bicho! estimula a alimentação saudável de um jeito muito divertido.
Mas e agora, no Natal, com tantas comidinhas, como fazer a  garotada optar pelos pratos mais saudáveis?
Uma boa dica é incluir no cardápio da sua Ceia pratos enfeitados  especialmente para as crianças.
Vale desenhar sorrisos com fios de mostarda  ou caldas cremosas de frutas.
Use a imaginação e  você vai ver que até  a hora da Ceia pode se transformar num grande momento de diversão em família.
Duas uvas passas podem virar olhos sobre o arroz. A boca pode ser desenhada com gema de ovo mole ou com um pouco de catchup.
Experimente fazer um SOL sobre a salada de folhas bem picadinhas e temperadas com pouco sal  e azeite (e talvez um molho de iogurte e hortelã).   Use para isso uma  gema de ovo cozida e faça os raios em volta usando tirinhas de cenoura.
Os sucos de frutas - como o suco da foquinha, que  a gente mostra no livro -, é uma mistura refrescante de maracujá com banana. Fica  uma delícia e  pode ser um ótimo substituto aos refrigerantes.
As saladas de frutas agradam crianças e adultos. Deixe-as já prontas em potinhos, para facilitar.a arrumação das sobremesas.
Uma dica muito saudável para a  sobremesa é cozinhar banana com um pouco de suco de laranja  e açúcar. Arrume depois  a banana  no prato de forma com que ela pareça uma boca. Logo acima, coloque duas rodelas pequenas de kiwi ou mesmo duas uvas cortadas ao meio, para fazer os olhinhos.
A criançada  sempre se  diverte com as  montagens e cores dos pratos e acaba comendo com gosto as frutas, legumes e verduras.
Aproveite para deixar a  criança inventar sua própria decoração dos alimentos.
Deixe já alguns elementos prontos para que ela possa usar: uvas cortadas ao meio, tiras de cenoura, gemas cozidas, gomos de tangerina, corações recortados de manga ou maçã, morangos, cerejas, pepino ralado...
E até mesmo gelatinas podem ganhar mais vida, saúde e sabor se você lembrar de acrescentar frutas picadinhas durante o preparo.
É isso aí.
Dê asas à criatividade e  tenha um Feliz Natal!

Um comentário:

Lu Saharov disse...

Salve, Alda! Te achei!!!!Estive na tia Li, e a Nola me falou de seu blog. Amei,amei, amei seu livro. Quero um pra mim! Como faço para comprar? Beijos!Lembranças aos seus! Me visite no www.ludmilasaharovsky.blogspot.com
Vou ficar muito feliz!

Postar um comentário