20 agosto 2010

Engenheiro agrônomo Nilson Jr. fala sobre como montar mini hortas dentro de casas e apartamentos

Que tal montar um jardim comestível  dentro de casa? O agrônomo Nilson Jr. dá as dicas para você !

Cresce o número de adeptos do cultivo de temperos em vasos em plena área urbana
Pimenta, manjericão, salsinha, alecrim, orégano, cebolinha e tomilho estão entre os temperos que invadiram o asfalto e cada vez mais vem sendo cultivados em vasos dentro de casas e até mesmo de apartamentos.

Decorativos e práticos, os jardins comestíveis conquistam novos adeptos. "A procura por este tipo de jardim cresceu em média 15% no ano passado entre os brasileiros", afirmou o engenheiro agrônomo Nilson Dantas de Miranda Júnior, 37 anos, da empresa Horta Indoors, especializado no ramo.

Segundo ele, o primeiro passo para ter um jardim de temperos em casa é o espaço adequado. "A maioria dos temperos precisa receber no mínimo quatro horas de sol por dia. Em sol pleno, deverão ser irrigados três vezes ao dia e, no caso de sol parcial, duas vezes ao dia."

Além disso, acrescentou ele, este tipo de jardim merece alguns cuidados, como em relação à adubagem, que deverá ser realizada 3 vezes ao ano, e o transplante caso necessário a cada 90 dias. "Em alguns casos, como a pimenteira por exemplo, ela cresce e ocupa o espaço prejudicando os demais", afirmou.

Os temperos e ervas podem ser plantadas em vasos, floreiras e jardineiras, que deverão ser colocados de preferência varandas, parapeitos ou locais que recebam sol.

Outra dica é a montagem do vaso, que deverá receber britas cobertas por uma manta de feltro antes do torrão de terra com húmus (matéria orgânica da decomposição de plantas ou animais).

A poda frequente também foi destacada pelo engenheiro agrônomo. "É preciso retirar os que já estão maduros e fazer a poda com frequência. Como no caso da pimenteira, por exemplo, se não cuidar ela morre e daí muita gente acaba colocando a culpa no 'olho gordo'," afirmou.

O jardim de temperos, disse ainda, requer manutenção como as demais plantas.

(Fonte: matéria Ana Cláudia Matos- São José dos Campos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário