05 fevereiro 2010

Alda Nilma, Aldinha, Alda de Miranda...

Alda, Aldinha, Alda Nilma : não importa a versão do nome, no fundo é tudo a mesma coisa, afinal, esta sou eu  mesmíssima da silva!
Algumas pessoas só me conhecem por Alda Nilma, embora eu raramente  use o meu nome do meio.
Quando escrevi o livro Tem planta que virou bicho!, resolvi assinar   somente como Alda de Miranda, para facilitar. Muita gente ficou na dúvida ao ver a capa: "Será que é ela mesmo?"
Pois sou eu, sim senhor.
E diante dos protestos divertidos da turma de faculdade, que acham que "Aldanilma"devia ser marca registrada, resolvi  então  esclarecer a questão.
Eu venho de uma familia que tem mania de nomes repetidos, e, seguindo esta  tradição de repetição, fui batizada com o mesmo nome da minha avó, que se chamava Alda, e com o mesmo nome de minha tia, por sua vez também Alda (mas  a quem todos chamamos de Aldinha, pra diferenciar)
 E do mesmo modo, há 3 Leôncios na familia, e por aí vai.
Ora, pra não ficar tudo tão igualzinho, não me deixaram simplesmente ser Alda, e ganhei um segundo
nome - Nilma - que para completar a historia, é a fusão das sílabas iniciais dos nomes de meu pai, Nilson, e de minha mãe,  Maria.
No fim das contas, virei Alda Nilma pra não virar Alda Só.
Mesmo assim, quando  a familia se reunia, era uma confusão danada.
Se alguém chamava uma das Aldas, olhavam as três, cada uma achando que o assunto era consigo.
Mas querem saber?
Alda é um nome antigo, mas eu adoro, combina comigo .
Tenho minhas "Aldices", que é como minha irmã chama as minhas manias. E o povo aproveita a deixa do meu nome para fazer aqueles trocadilhos infames: "Como você está animAlda! " , "Que engraçAlda ".
Já o Pedro e o Rafa, meus amigos, só me chamam de Alda Numas.
Outros me perguntam porque não assinei o livro como Alda Brito  de Miranda, usando o sobrenome da minha mãe.
O fato é que mesmo que tivesse assinado somente colocando as iniciais, ou um pseudônimo, que diferença faria?
O importante é que as crianças gostem do livro.
O nome da autora é mero detalhe !

Um comentário:

Anônimo disse...

Alda, não tenho certeza de que se és a mesma Alda Nilma que morou em Jacareí, Meu nome é Ernesto Albuquerque, lembrei-me de ti e quando verifiquei seu livro disse aos meus Filhos que havia estudado com a Escritora. Riram-se de mim... Hoje trabalho em Jacareí (Cebrace) e gostaria de lhe parabenizar pela carreira. Sou Gerente de Engenharia da fábrica de vidros Planos. estudei contigo na formação fundamental. E me lembro de suas redações, elogiadas pelo Dona Branca.. se lembras..

... Ao alvorecer....

Abraço e Sucesso

Ernesto Albuquerque
ernesto.albuquerque@cebrace.com.br

Postar um comentário